Algumas vantagens e desvantagens de fazer uma faculdade: fique por dentro!

A decisão de frequentar a faculdade é grande, principalmente para quem ainda está no processo de saber como fazer a inscrição do Enem 2021. A obtenção de um diploma universitário leva tempo: pelo menos quatro anos para a maioria das pessoas.

A obtenção de um diploma universitário também custa dinheiro: dezenas de milhares de reais para a maioria das pessoas. Você pode estar se perguntando: "Vale a pena? Devo ir para a faculdade?".

Aqui, você vai saber mais sobre os benefícios de ir para a faculdade e saber detalhes de alguns dos potenciais inconvenientes. Além disso, veja todas as informações necessárias para decidir se você deve ou não seguir um curso superior.

Há muitos benefícios financeiros e de carreira



Vamos começar considerando as vantagens financeiras de uma educação universitária.

Em 2019, os graduados universitários com diploma de bacharelado ganhavam uma grande quantidade a mais por ano do que aqueles com diploma de ensino médio ou seu equivalente.

Esta é uma das estatísticas mais citadas que mostra os benefícios de uma educação universitária: uma pessoa com um diploma de bacharelado ganhará, em média, quase R$1000 a mais ao longo de seu mês do que uma pessoa com apenas um diploma de segundo grau.

Embora eu não ache que o dinheiro deva ser a maior prioridade na vida de alguém, não há dúvida de que um salário mais alto lhe dará mais oportunidades, aliviará o estresse e permitirá que você sustente mais facilmente uma família.

Além disso, os Millennials com formação universitária têm taxas de desemprego e pobreza muito mais baixas. De acordo com um estudo realizado no ano de 2019, os jovens de 22-27 anos têm mais probabilidade de ficarem desempregados se não tiverem um diploma universitário. O desemprego entre aqueles com diploma universitário era de 2,2%, mas era de 6,5% para aqueles sem diploma universitário.

Além disso, aqueles que frequentaram a faculdade têm mais probabilidade de se casar e menos probabilidade de morar na casa dos pais. As estatísticas indicam que frequentar a faculdade tem mais benefícios econômicos para os Millennials do que para as gerações anteriores. Ir para a faculdade pode ser mais importante agora do que nunca!

Finalmente, é necessário um diploma universitário para muitos empregos de nível básico. De acordo com um estudo recentemente realizado, 65% dos empregos agora exigem educação e treinamento pós-secundário além do ensino médio, e 35% dos empregos exigem pelo menos um diploma de bacharelado.

Como você pode ver, há toneladas de benefícios financeiros para se obter um bacharelado. Mas e quanto às vantagens profissionais?

Na faculdade, você pode fazer conexões que o ajudarão a conseguir um bom emprego depois de se formar.

Especialistas estimam que 70%-80% dos empregos não são anunciados publicamente. Muitas vezes, você simplesmente tem que conhecer as pessoas certas para conseguir um emprego.

Muitas empresas também oferecem programas de estágio para estudantes universitários que podem levar a um emprego em tempo integral depois que você se formar.

Além disso, a maioria das faculdades oferece aconselhamento profissional gratuito e pode colocá-lo em contato com empregadores e ex-alunos que podem ajudá-lo a encontrar um emprego.

As faculdades também terão frequentemente feiras de emprego, onde os recrutadores vêm ao campus à procura de estudantes qualificados para trabalhar em suas empresas. Estas feiras lhe dão a oportunidade de formar relacionamentos com representantes de empresas que podem lhe ajudar profissionalmente.


Comentários

Postagens mais visitadas