São Roque - História resumida do santo dos pobres e enfermos


Nascido no ano de 1295 na França e de família muito rica, São Roque era apenas mais uma criança nobre da cidade de Montpellier, até se tornar órfã, segundo historiadores, ainda na adolescência. A partir de então, vendeu toda sua herança e deu aos pobres. 

Já dotado de muita fé, viveu como peregrino, saindo da França a pé até Roma.
São Roque passou por grandes perigos, pois naquele tempo os civis na Europa estavam sendo dizimadas por conta da peste negra. 

Por conta da doença, era comum ver as margens das estradas pequenos povoados só com pessoas que acabaram contraindo a enfermidade e eram abandonadas a própria sorte pela família e pelos governantes, uma vez que podiam transmitir a peste para outros ao seu redor, uma vez que ainda não se tinha modos de controlar a contaminação dado a falta de infraestrutura da época. 



A fé incontestável de São Roque



São Roque via a verdadeira face de Cristo nessas pessoas, resolvendo então dedicar-se aos necessitados entrando numa batalha que então mudou até mesmo a sua vida. Abençoado por Deus, São Roque acabou ganhando o dom da cura, tendo feito incontáveis milagres enquanto trabalhava em favor do mais pobres. 

 pós anos trabalhando com pessoas enfermas e já conhecido como santidade, foi para Roma onde ficou três dias orando junto aos túmulos de São Paulo e São Pedro.
Seu trabalho não parou por ai, foi para a Itália e continuou trabalhando com doentes que não tinham chance de cura.

De tanto cuidado com os enfermos, acabou descuidando da própria saúde, ate o dia em que percebeu que tinha um ferida na perna que foi causada por causa da peste, optando por afastar se do trabalho e escondendo-se em um bosque onde amparado por Deus, era alimentado por um cachorro que sempre o levava comida. 

Acabou sendo achado pelo dono do cachorro, que o tratou ate que ficasse curado. Já sem a peste, voltou para França numa época de guerra e acabou sendo considerado espião, foi preso e trabalhou com prisioneiros, os convertendo-os para Cristo até o dia de sua morte.



Comentários

Postagens mais visitadas