Conheça a história de São Longuinho


Também conhecido como Cássio, São Longuinho foi canonizado devido a algumas passagens da bíblia, sendo considerado o soldado que reconheceu Cristo com O Filho de Deus. Na época, conhecido como Longinus, o soldado teria acompanhado toda a via dolorosa de Cristo na Cruz.
O significado de Longinus é “uma lança”. Além de acompanhar todo o sacrifício do Filho de Deus na Cruz, são Longuinho também teria sido o soldado que transpassou a sua lança no corpo de Jesus e o perfurado.
Seu papel na história da crucificação foi crucial para igreja católica, devido a crença de que esse Maravilhoso Santo teria, não somente estado com cristo em sua morte, mas em sua ressurreição, pois estava guardando o seu túmulo.

São Longuinho, o santo dos objetos perdidos.

Com o Sangue de Cristo que teria caído em seus olhos e o feito enxergar que era Jesus (Filho de Deus), Longuinho teria saído do exército e se tornado um de seus seguidores. Longuinho se dedicou ao cristianismo e levou a palavra, assim como seus apóstolos, pelo mundo.
Na Capadócio, Longuinho foi descoberto e denunciado como desertor do exército. Não deixando suas crenças, Longuinho foi torturado, declarado a morte e decapitado. Em 999, São Longuinho foi canonizado pelo Papa. Este, conhecido como Silvestre 2°, no momento burocrático da canonização havia perdido alguns papeis importantes para que o processo fosse executado.
Por isso, o Papa pediu ao próprio São Longuinho que o ajudasse a achar tais papeis e assim foi feito. Infelizmente, não sabemos de onde os “3 pulinhos” teriam surgido, porém, a partir desta data, São Longuinho foi canonizado como o Santo dos Objetos Perdidos.
Hoje, muito conhecido pelos brasileiros, o dia de São Longuinho é celebrado em 15 de março. Em Roma, na Basílica do Abençoado São Pedro, a estátua de São Longuinho representa um dos quatro pilares em que se sustenta a cúpula.
A gora que você conhece essa maravilhosa e importante história, quando perder algum objeto, não se esqueça de São Longuinho e, quando achar, de dar os três pulinhos, como uma forma de agradecimento.




Comentários

Postagens mais visitadas