Santo Expedito - Quem foi? Qual sua história?




Santo Expedito é um santo da Igreja Católico, conhecido como o intercessor das causas urgentes, é um dos santos mais populares e conhecidos entre os cristãos. Ele também é o padroeiro dos militares, dos viajantes e dos estudantes. A sua celebração é feita no dia 19 de Abril.

Expedito viveu no século IV, foi um soldado e chefiava a Legião Romana numa das províncias romanas da Armênia. Era encarregado de guardar o oriente do império Romano contra as investidas dos bárbaros asiáticos.

Conversão

Expedito levava uma vida desregrada, até o dia que se rendeu ao amor de Deus e quis mudar de vida. Conforme a história, quando o saldado resolveu se converter, o mal apareceu para ele em forma de corvo. A ave gritava CRÁS, CRÁS!, que em latim significa, AMANHÃ, AMANHÃ! O esperado era que ele adiasse a sua conversão.

A atitude de Santo Expedito neste momento foi pisar sobre o corvo, gritando HODIE, HODIE! (HOJE), e assim, se manteve fiel a sua decisão de seguir a Jesus Cristo.

A sua fama de padroeiro das causas urgentes, veio justamente por causa deste episódio, pois ele não deixou sua conversão para amanhã.

Martírio

Após sua conversão Santo Expedito passou a ser um soldado cristão, entretanto, o imperador Romano Diocleciano ordenou que todos os oficiais de seu exército que fossem cristãos renunciassem a sua religião. Diversos oficiais do exército romano já haviam sido mortos por recusarem a renunciar a fé em Jesus Cristo.

E não foi diferente com Santo Expedito, que diante da negativa de renunciar a sua fé, foi morto junto de seus companheiros, a mando de Diocleciano.

No dia 19 de abril de 303 Santo Expedito foi martirizado por não negar Jesus Cristo. Ele foi duramente flagelado, e teve sua cabeça cortada de seu corpo.

Na Bíblia Sagrada não há passagens sobre a vida do santo, pois ele viveu séculos depois de Jesus e dos apóstolos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração da noite - Como fazer uma oração poderosa?

Oração da manhã - Como fazer uma oração poderosa para começar o dia?

Oração de Salve Rainha - Onde surgiu? Para que serve? Como Orar?