Parafraseando Chesterton, a questão sobre o casamento é que não há questão sobre o casamento. O pano de fundo é simplesmente um que se desmembra: ainda como herança da Queda, queremos a Redenção sem o Calvário
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Frei Zaqueu (freizaqueu@gmail.com):

A família pode ser claramente caracterizada como a suprema instituição humana. Todos deveriam admitir que ela tem sido, até agora, a célula-mãe e a unidade central de quase todas as sociedades, salvo, na verdade, de sociedades como as da Lacedemônia, que decidiram pela “eficiência” e, portanto, pereceram sem deixar vestígios. O cristianismo… não alterou antiga e selvagem santidade; simplesmente a inverteu. Não negou a trindade de pai, mãe e filho. Apenas leu em sentido contrário, fazendo-a passar para filho, mãe e pai. Esta não é chamada de família, mas de Sagrada Família, pois muitas coisas são santificadas ao virar de ponta-cabeça. (Chesterton, Hereges).

Recentemente tive acesso pelas redes sociais, estas fantásticas invenções que ao nos interligar nos mantêm enredados, de uma novidade tão antiga quanto a geração antediluviana. E esta foi a separação de mais um casal. Não fosse talvez pela senhora, pessoa pública e notória defensora de valores cristãos, a coisa ficasse como ficasse. Mas então o fato despertou-me estas linhas, que lanço à arena virtual por intermédio de almas caridosas e gentis para daí poder dizer com santo Inácio de Antioquia: que se tornem o trigo de Deus.

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Os nossos tempos se encontram bem traduzidos de maneira especial em duas passagens das Escrituras de difícil digestão, mesmo ingestão. A primeira dirigida ao gênero feminino, um dos dois únicos existentes, em que pese alguns distintos cientistas e estudiosos. São os tempos daquela espécie de mulher que ao ir misturando distraidamente desejos e pecados jamais aprende que a conta para se entender a Trindade, na medida em que isso possa se dar, não é a da adição, mas da multiplicação[1]. A segunda dirigida ao gênero masculino, outro dos dois únicos, em que pese alguns distintos políticos e filósofos. São os daqueles homens que entram no salão alardeando sua nova e opulenta roupa de gala, sem dar-se conta de que ainda estão com o pijama[2]. Assim que, mulher e homem parecem ter chegado ao cume da baixeza humana, desconsiderando por completo a que veio, porque já não se sabe de onde veio ou para onde foi destinado. Melhor dizer, de Quem e para Quem.

Iniciamos, como visto, pela mulher, pois o início desse processo de involução se dá com ela, sem pré-conceitos ou discriminação, esta, no sentido comumente entendido. Mas o fato é que uma vez desligados da dignidade com que, em Cristo, foram revestidos: “Tu o fizeste pouco inferior aos anjos, de glória e de honra o coroaste, e lhe deste o mando sobre as obras de tuas mãos.” (Sl VIII, 6s), invertem a ordem natural, pondo tudo de ponta-cabeça. E como por ordem divina a sociedade humana inicia com a família, sua célula-mãe, o Criador, sabendo de antemão das peripécias de suas criaturas, como nos aponta Chesterton porá de ponta-cabeça as desordens das mesmas, reordenando-as com modelos de santificação, em nosso caso o de uma Família Sagrada, que demonstre a que a primeira e todas as demais vieram, ao tempo em que comprove que o ideal, não só é desejável, mas realizável.

Para pecar não precisamos sair do lugar (o que evidentemente vale para a santificação). Quando, pela herança da Queda original, o homem (leia-se: a humanidade; porque hoje é preciso aclarar sob pena de alguma espécie de homolatria) se torna propenso a essa desordem, instintivamente se agarra a qualquer folha de justificação para não se sentir nu. Ou para não permitir que o vejam nu. Se por algum resquício de uma longínqua integridade intelectual não consiga revestir sua nudez, isto é, justificar a desordem do pecado, não demorará a vir em seu auxílio a rebeldia soberba, fundamento de toda insana revolução. Revolta-se porque não se logrou dar rédea solta aos galopes dos desejos desenfreados, uma vez que existem mãos de cocheiro perseverando em manter as bestas longe do perigo de desembestar. Chame-se aquele consciência ou Anjo da Guarda. Até que se precipite cocheiros ao solo, arrebente-se freios, sacuda-se viseiras, desvencilhe-se de carroças e se ponha a galopar bestamente precipício abaixo, não como os três, mas como os dois mil suínos de uma história nada fictícia.

Assim que as insanidades estão atadas à vida. Elas a atingem direta e indiretamente. Um de seus maiores sintomas, que já vem causando úlceras de todos os tipos na vida de nossa enferma sociedade, é a hoje denominada “cultura da morte”, visceralmente interligada a uma determinada cosmovisão de mundo a que chamamos Gnose (coincidentemente a mesma que empresta sua inicial a determinados agrupamentos humanos que “Alardeando sabedoria, tornaram-se tolos e trocaram a glória do Deus incorruptível por uma imagem de seres corruptíveis…”). Já no A.T. encontramos bons exemplos desta cosmovisão gnóstica: no fratricídio de Caim, na sodomia dos habitantes de Sodoma, na tentativa de infanticídio por parte da meretriz dos tempos de Salomão, e mesmo no adultério e posterior homicídio de seu pai, o rei Davi: o que hoje conseguimos elevar a porcentagens até então impensáveis, ainda que previstas[3]. Em nossos tempos, o hedonismo hodierno traduz de forma convincente os frutos desta insana cosmovisão: na guerra e violência banal e generalizada, no divórcio, no aborto, na eutanásia, na ideologia de gênero, enfim, no mal, no feio e no falso. Por isso hoje em dia existe um exemplo muito curioso em que vemos pessoas de todo tipo ansiando por dar justificativas ao injustificável. Assim, ao mesmo tempo em que sabemos que Deus, que fez homem e mulher complementários, e que “Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne.”, o que elucida a ordem: “o que Deus uniu, não o separe o homem!” (Gen II, 24; Mt XIX, 6; Mc X, 8; Efe V, 31); a esse Deus o queiramos responsabilizar e agradecer pelas separações dos homens – entenda-se homem e mulher – unidos sob um sagrado compromisso, o do casamento, apesar da concessão à famigerada carta de divórcio, concebida como exceção à regra e “por causa da dureza de vossos corações” (Mt XIX, 8). O que torna sem justificação possível uma coabitação entre Casamento e Divórcio, mui especialmente se se pressupor que tal coabitação possa se dar “graças a Deus”.

Parafraseando Chesterton, a questão sobre o casamento é que não há questão sobre o casamento. O pano de fundo é simplesmente um que se desmembra: ainda como herança da Queda, queremos a Redenção sem o Calvário. Desde a reprovação de nossos primeiros pais, herdamos uma ácida acídia que corrói o desejo do mérito justamente adquirido. Quer-se o prêmio sem o esforço. Daí que queremos a Deus sem a Cristo, e Cristo sem a Igreja; daí que queremos ao Crucificado sem a cruz, o bônus sem o ônus; daí que se quer o casal sem o casamento. Em minha cidade natal há um parque por nome Redenção. Ele nos diz algo a respeito do espírito com que o homem moderno busca ser redimido, e este é o recreativo. Penitência, jejum, esmola, sacrifício e tudo o que tange ao negar-se a si mesmo e tomar sua cruz, parte integrante não só do seguimento a Cristo, como de uma família, cheira à mofo, ou dá indigestão. O Antigo Testamento já o demostrava. O Novo já soava o alarme. A Igreja e os Santos o anunciaram e as heresias o comprovam.

Emblemático – por se tratar de algo em voga – é o caso de Lutero e sua invenção, o protestantismo. Entre costumeiras supressões, acaba por suprimir também a cruz, dela baixando o Crucificado para aliviar o fardo, ou a lembrança de um fracasso. Dado que falhe à (ou apague da) memória de seus fiéis o fato de Cristo desde sempre ter sido alegre e incompreensivelmente anunciado em seu instante menos glorioso, tido por isso como “… escândalo para os Judeus, loucura para os Gentios…”[4]; é compreensível que se queira a Cristo, mas não a “Cristo crucificado…”, com suas loucuras e escândalos. E que se deseje ardentemente o Adveniat regnum tuum, mas sem o Fiat voluntas Tua. Já em relação ao catolicismo, para ficar em um bom, belo e verdadeiro – além de atual – exemplo, mencionemos a pequena cidade bósnia-herzegovina por nome Siroki-Brijeg. Lá não há (fábricas de) divórcios, garantindo assim, pela união terrena com o ser amado a união celeste com o Ser Amor; em consequência, tornando-se aqueles citadinos modelos universais. É que lá – coisa um tanto louca e escandalosa – quem casa não quer casa, quer cruz.[5] E aqui está o segredo do anel.

Há uma curiosa frase de efeito cunhada sob encomenda para traduzir o estado de ânimo/alma dos adeptos da liberdade absoluta (contradição em termos a tudo o que se refira à criação): “poder trocar de marido/mulher como se troca de roupa”. Nada tão fácil e cômodo, livre de empecilhos. Ocorre que uma vez tornada lei a utopia, a separação pelo homem do que Deus uniu terá como uma de suas naturais consequências o aborto, natural empecilho à renovação de guarda-roupas. Não sabendo como justificar o matricídio (por vezes de mãos dadas com o parricídio), inventa-se o “argumento” de que, tal como a indumentária ou as partes por ela cobertas, a criança seja algo que pertença à mulher; de onde a palavra de (des)ordem: “meu corpo, minhas regras”. Claro sinal de que a doença já criou metástase, atingindo as faculdades intelectivas de mulheres e homens; e nos encontramos diante do mundo como um Grande Manicômio, como bem vaticinaram os visionários Huxley e Orwell[6]. Como bem arquitetaram os gnósticos de Sião[7]. Mas os defensores do casamento-indumento parecem não se contentar com esta pseudojustificação e vão além: querem tornar defensável que uma separação possa constituir um bem, um belo e um justo à prole – não raro, fruto de ato livre e espontaneamente acidental. É batido o “argumento” oferecido a ela na base da quantidade=qualidade: o de que, dada a nova situação, não se ponha abatida ou fique aflita, ao menos agora terá duas casas para morar.

O mais gramisciano dos gramscianos, o pensador marxista Antonio Gramsci, nos fez o prestimoso favor de descobrir que para se implantar o Comunismo a nível mundial bastaria com “rifar” duas simples instituições, a Igreja Católica e a Família[8]. E como chegou à conclusão? Muito sensatamente por descobrir serem estes os alicerces do mundo. Se houver alguma fundada objeção quanto à Igreja e o Oriente, tal objeção não pode ser aplicada à Família. E ainda assim ficaríamos como estamos, pois os valores contidos na e difundidos pela Igreja em todo o orbe não são nada mais que os dez mandamentos universalmente conhecidos porque inscritos no coração do homem[9], desde que este deixou sua condição puramente mineral.

Mas a questão é que o Casamento tem cura, e ela, bem administrada com a correta medicação, tornará novamente sadio o corpo, seu e de quem dele se beneficia. Valendo-nos de Gramsci como da víbora, se o Comunismo se alimenta, como parasita, da (morte da) Igreja e da Família; e se o Comunismo já provou ser por si um câncer, portanto uma enfermidade social e por cima gangrenada; dois remédios nos restam para extirpá-lo, antes que estirpe todo o corpo social. E tais remédios já nos ensinaram as avós das avós de nossas avós. Assim que a Igreja e a Família, glóbulos brancos contra as células cancerígenas do Comunismo (e de tantas outras), sua doença, são a cura para o casamento. Contudo, há que saber extrair o veneno da própria serpente que o morde para então poder entrar neste jardim sagrado, neste oásis em meio ao deserto, já tão maltratado pelas intempéries e fauna peçonhenta. Para poder beber de suas fontes, provar de seus frutos (permitidos) e desfrutar de sua sombra, pois que há um “vale da sombra da morte”[10] à espreita em cada esquina, em cada mídia, em cada diversão e ainda que nos custe, em cada igreja. Mas que não desesperemos, como guia no caminho nos foi dada uma Sagrada Família. Em seu seio, uma Mulher, que obviamente é uma Mãe. Com Ela a promessa de que um belo dia seu materno Coração triunfará.

 Aos 23 de novembro do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2016.

Frei Zaqueu

__________________

Em tempo: O jornalista inglês Gilbert Keith Chesterton, detentor de uma vasta, versátil e inigualável produção literária, e possível primeiro santo jornalista da Igreja (mui providencial a esses tempos de abundante pecado jornalístico), nos deixou o feliz e apaixonante ensaio sobre o Casamento intitulado: The Superstition of Divorce[11]. Ele traz a dupla vantagem de nos servir, ao casamento e à família. E se puder acrescentar ainda outra serventia não menos desprezível, ele também nos servirá à eterna felicidade. Mas se com ele abrimos este artigo, com ele podemos com justiça encerrá-lo, pois aos que há muito decretaram a morte do casamento tal como nos foi proposto pelo Criador, ele responde: “Essa sociedade nunca será capaz de julgar o casamento. O casamento julgará essa sociedade; e possivelmente irá condená-la.”

Notas

[1] Cf. 2 Tim III, 6s.

[2] Cf. Rom I, 21ss.

[3] Cf. Lc XVIII, 8 e Mt XXIV, 12.

[4] 1 Cor I, 18-22.

[5]Marriage Crucifix (https://catholicismpure.wordpress.com/2012/09/24/marriage-crucifix/). Traduzido do original por Rogério Schmitt como A cruz do casamento(http://www.modestiaepudor.com/2016/05/a-cruz-do-casamento.html). Acesso em 15/11/2016.

[6] Respectivamente, autores das afamadas obras: Admirável Mundo Novo e 1984.

[7] Referência ao centenário escrito anônimo Os Protocolos dos Sábios de Sião, do qual sugiro a atenta leitura, e não somente aos católicos.

[8] Do artigo: Antonio Gramsci e Sua Influência na Revolução Cultural de Nosso Tempo. Tradução de Renato Salles (01/08/2009). Disponível em: <http://renatosalles.blogspot.com/2009/08/antonio-gramsci-e-sua-influencia-na.html>. Acesso em 15/01/2013.

[9] Cf. Rom II, 14s.

[10] Sl XXIII.

[11] Em: http://basilica.org/pages/ebooks/G.K.Chesterton-The%20Superstition%20of%20Divorce.pdf. Há tradução em nossa língua, A Superstição do Divórcio, em versão preliminar de Carlos Ramalhete através da sugestiva página dos Amigos da Cruz: http://amigocruz.blogspot.com.br/2013/06/a-supersticao-do-divorcio-gilbert-keith.html. Acesso em 15/11/2016.

         

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O Casamento Tem Cura

4 ideias sobre “O Casamento Tem Cura

  • 25 de novembro de 2016 em 10:08
    Permalink

    Pecado, desordem, justificação, desejo desenfreado, inversão de valores, sociedade enferma. Anestesia soou forte ao coração ao ler esse texto.
    Antes de cada ação, vem o desejo firme! Sabemos que a maçonaria não veio para brincar, ao ler o artigo se vê claramente.
    Infelizmente , nossa sociedade perdeu o rumo, está doente.
    Nascemos com o potencial da sabedoria, mas precisamos treina-la a cada dia.
    A Sagrada Família não quer ser seguida como exemplo até mesmo pelos casais que se dizem cristãos, pois quem no mundo atual gostaria de viver sem luxo, carregando uma cruz atras da outra? Diria que frente a tantas mudanças até mesmo dentro da própria Igreja, o mais sensato seria vigiar e lutar todos os dias contra nós mesmos e os nossos desejos, pois no final irá sobressair o que mais alimentarmos.
    Sabemos que o homem sábio será repleto de bençãos. Busquemos então ser bençãos verdadeiras segundo o plano de Deus, que está longe de tudo o que temos presenciado no mundo de hoje!
    Parabéns Frei Zaqueu por permitir Deus falar através do Senhor para nós! SALVE MARIA.

    Resposta
  • 25 de novembro de 2016 em 09:46
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    Artigo profundo… fala ao coração!
    Pecado, desordem, desejo desenfreado, justificação, massa de manobra e anestesia geral é o sentimento ao ler esse tocante texto.
    O conceito de família precisa ser vivido por nós Cristãos do mundo de hoje. Muito embora, temos visto dentro de nossa própria igreja uma ” modernidade” impregnar nossas famílias, diria que vigiar é a palavra chave.
    Voltar os olhos para a Sagrada Família se faz de suma importância mesmo que aos olhos do mundo seja a família mais fracassada. Quem gostaria no mundo de hoje ser como ela? Não ter conforto, não ser livre para fazer o que julga ser correto e pior ainda sem dinheiro? Realmente a Maçonaria não está de brincadeira. Buscar seguir a Família mais maravilhosa é antes de mais nada treinar o CORAÇÃO! Pois tudo passa pelo coração.
    Nascemos com o potencial da sabedoria, mas precisamos treina-la, mesmo sentindo tão pouco em nós o desejo. É preciso ir a luta! Quer ser verdadeiramente feliz? Tome a Cruz e siga.
    Parabéns Frei Zaqueu, por se deixar usar por Deus .

    Resposta
  • 25 de novembro de 2016 em 02:57
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    Ótimo artigo. Busquei procurar entender qual o significado de “acídia” pq até então não sabia nem da existência desta palavra e acabei encontrando outro artigo, que explica os prováveis motivos pelo qual eu (e Uma boa parcela da população mundial, tenho certeza) sermos tão plásticos.
    O plano de propagação comunista pelo mundo deu certo e estamos vivendo um período de reflexo dessa estupidez. Não acredito que o homem, no estado em que se encontra, voltará sua atenção a natureza real e pura das coisas. E não me entendam como pessimista, pois não sou. Mas também não sou ingênuo. Acho que é daqui pra pior, se não por um milagre .
    Os valores estão invertidos e a mídia os comprou. Logo, qualquer indústria, de qualquer ramo, está sujeita ao julgamento dos valores característicos de nossa época. Aí da empresa X , se vier a ciritcar ou boicotar a política de divorcio. Hoje, isso seria um tiro na cabeça.
    Bem, a maçonaria não estava brincando quando disse que iria adentrar aos muros do vaticano. O fato do nosso atual Papa ter um espírito um tanto progressista não é meramente coincidência.

    Resposta
  • 25 de novembro de 2016 em 02:55
    Permalink

    Ótimo artigo. Busquei procurar entender qual o significado de “acídia” pq até então não sabia nem da existência desta palavra e acabei encontrando outro artigo, que explica os prováveis motivos pelo qual eu (e Uma boa parcela da população mundial, tenho certeza) sermos tão plásticos.
    O plano de propagação comunista pelo mundo deu certo e estamos vivendo um período de reflexo dessa estupidez. Não acredito que o homem, no estado em que se encontra, voltará sua atenção a natureza real e pura das coisas. E não me entendam como pessimista, pois não sou. Mas também não sou ingênuo. Acho que é daqui pra pior, se não por um milagre .
    Os valores estão invertidos e a mídia os comprou. Logo, qualquer indústria, de qualquer ramo, está sujeita ao julgamento dos valores característicos de nossa época. Aí da empresa X , se vier a ciritcar ou boicotar a política de divorcio. Hoje, isso seria um tiro na cabeça.
    Bem, a maçonaria não estava brincando quando disse que iria adentrar aos muros do vaticano. O fato do nosso atual Papa ter um espírito um tanto progressista não é meramente coincidência .

    no decorrer do tempo foi esquecendo O conceito desta palavra. Muito interessante. E uma citação deste artigo me chamou a atenção

    Resposta

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