Os fiéis que desejam aderir à celebração da Missa de sempre têm tido de superar muitos obstáculos. Este guia procura orientar e quanto possível ajudar a resolver alguns desses problemas

MT

Padre Lucas Prados – Adelante la Fe | Tradução Sensus fidei: Desde que o papa Bento XVI “levantou” a proibição que existia para celebrar a Santa Missa segundo o uso tradicional em latim, católicos que ainda não haviam sido destruídos pela hecatombe causada pelo Vaticano II e outros que haviam ressurgido como a ave fênix de suas próprias cinzas, foram-se somando lentamente à Liturgia Católica Tradicional. Desde então, os fiéis que desejavam aderir à celebração da Missa de sempre se veem obrigados a superar muitos obstáculos. Este guia procura orientar e quanto possível ajudar a resolver alguns desses problemas.

Santa Missa

Lugares onde se celebra a Missa Tridentina

Atualmente não há nenhum lugar que atenda todas as Missas de Rito Tridentino celebradas em todo o mundo. Um projeto muito ambicioso, ainda não concluído, podemos encontrar neste diretório de Missas em Latim.

Enquanto este diretório não está completo, você pode encontrar informação mais detalhada para os seguintes países aqui:

Dispondo de informações mais precisas e atualizadas, você mesmo poderá acrescentar no diretório de Missas em Latim já mostrado mais acima; escrever um comentário incluindo todos os dados necessários para que os fiéis possam localizar sem problema a paróquia e a hora da Missa, ou entrar em contato comigo (lucasprados@adelantelafe.com) com o fim de atualizar e completar essa base de dados tão valiosa para todos.

Calendário litúrgico tradicional

Ter sempre à mão um calendário litúrgico tradicional será sempre necessário para poder assim preparar a Santa Missa, comprovar se há algumas orações especiais para aquele determinado dia, ver o santoral, e receber as instruções particulares para a Missa de cada dia: se tem Gloria ou não, se tem Credo ou não, etc… Podem encontrar aqui o Calendário litúrgico tradicional para 2016.

Nota do tradutor: No Brasil, você poderá encontrar acesso ao Calendário litúrgico tradicional para 2016 aqui.

Podem encontrar a Missa para cada dia com todas suas orações em Sancta Missa.

Aprender acompanhar a Missa Tridentina

  • Para aprender acompanhar a Missa é bom ver este vídeo publicado pela Una Voce Sevilha várias vezes com o fim de se familiarizar com as orações, movimentos.
  • Aqui deixamos um outro vídeo da Missa Tridentina de Salvem a Liturgia.
  • Neste vídeo, o Padre Juan Manuel Rodríguez de la Rosa explica em todos os detalhes a Missa Tridentina para assim melhor poder compreendê-la e vivê-la melhor.
  • Lembramos que também dispõem da Missa oferecida diariamente ao vivo através do portal Livemass; pode ser muito útil para doentes, pessoas idosas que não podem se mover e para qualquer pessoa que queira se familiarizar com a missa em latim.

Onde comprar o missal?

  • Pode-se encontrar missais em latim versão ano de 1962 (aprovado pela Igreja) em numerosas livrarias antigas que se encontram na internet e que vendem livros de segunda mão: Iberlivro, Casa del Libro, Todocoleccion.
  • Pode-se encontrar qualquer livraria de segunda mão em sua própria cidade, provavelmente tenham missais latim-espanhol que tenha sido recolhidos de famílias que não os usavam e que na maioria dos casos estão em muito bom estado de conservação. O preço é geralmente reduzido (15 – 20 €).
  • No Brasil: Estante virtual, Mercado Livre. (Nota do tradutor).
  • Pode-se comprar também missais novos (edição de 1962) em Angelus Press, editado pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X; o preço é mais elevado, mas a edição está muito bem feita. Estão disponíveis em versão espanhol-latim e também em latim-inglês.
  • No Brasil: Já está disponível a reimpressão do Missa Romano Quotidiano, editado pela Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney(Nota do tradutor).

Se você não tem missal é possível imprimir este folheto da Missa Tridentina, com explicações gerais de como segui-la:

Neste outro você pode encontrar esta brochura em outros idiomas: Latin-Inglês, Latim-Francês, Latim-Alemão, Latim-italiano etc …

No Brasil: Missal Quotidiano 1947 em pdf. Aqui também material de apoio para acólitos, leigos e sacerdotes, pronúncia da Missa (mp3), Proprio da Missa (Ordo Domincal)(Nota do tradutor).

Aprender a usar o Missal: A melhor maneira de aprender a usar o missal é assistindo a Missa Tridentina e aproximando-se de outra pessoa que já sabe como usá-lo. Também pode ir para sites com vídeo (mostrados acima) e acompanhar em casa para ensaiar.

Sacramentos

Gradualmente, conforme a Missa Tridentina vai se espalhando, aumenta o número de sacerdotes que já celebram os sacramentos segundo o uso anterior ao Vaticano II. Se você deseja que seu filho seja batizado segundo o Ritual em latim; ou se deseja casar-se, confirmar-se receber a Extrema-Unção segundo o rito antigo basta entrar em contato com um sacerdote que celebre a Missa Tridentina. Ele pode lhe dar mais informações sobre como fazê-lo. A celebração dos sacramentos segundo o uso tradicional foi também aprovada pelo papa Bento XVI quando publicou o motu próprio.

Água Benta

De todos os sacramentais, a água benta sempre foi um dos mais usados. Para que a água benta tenha propriedades de “proteção contra o demônio” deve ser abençoada segundo o rito tradicional em latim, usando para isso também sal, o qual deve ter sido previamente abençoado também usando o mesmo ritual em latim.

Muitas pessoas têm me perguntado como conseguir água benta desse modo. O melhor é entrar em contato com um sacerdote que celebre a Missa Tridentina e perguntar-lhe.

Aos poucos torna-se frequente que esse sacerdote tenha as orações para bênção de sal e a água ao alcance da mão. Se por algum motivo for difícil, podem recorrer ao ritual de sacramentos em latim, onde se inclui a bênção da água e o sal. Se este tampouco estiver à mão, deixo aqui o seguinte artigo publicado em Adelante la Fe e que contém a citada oração. O poder da água benta, explicando também em detalhes o valor da água abençoada.

Livros

Cuidado especial deve ser tomado na compra de livros de teologia, religião, moral e espiritualidade. Muitos deles estão contaminados pela teologia pós-conciliar, por isso será necessário se informar bem com um sacerdote que saiba, ou então ir àqueles portais católicos tradicionais que oferecem títulos e mesmo livros em pdf para download. Adelante la Fe está pouco a pouco implementando sua livraria com títulos para download e conselhos para compra de livros. Pode-se encontrar muitos títulos em castelhano em pdf em Traditional Catholic e muitos outros locais mais.

(Nota do Tradutor): Alguns sites para download de livros: Obras Católicas, Livros Católicos para Download, Subssídios Litúrgicos, livros impressos e artigos disponíveis para estudos e formação católica: Editora Permanência, Capela Santa Maria das Vitórias, Da Mihi animasLivraria Petrus, entre outros.

Catecismos

Algo semelhante deve ser feito quando você quer que seus filhos recebam uma formação catequética apropriada. Infelizmente a catequese que continua na maioria das paróquias do mundo está vazia de conteúdo, cheia de desenhos modernistas, tópicos e ensinamentos que mais deformam do que formam as crianças. A catequese moderna caiu no mesmo erro que o ensinamento em geral, dão poucos conteúdos, deixam muito por conta da imaginação de cada um e foge de tudo aquilo que soe a dogmático, ou termos como pecado e arrependimento podem “inquietar” as consciências das crianças.

Os mesmos portais da internet que oferecem livros sérios de espiritualidade, teologia, etc, também oferecem catecismos sérios adequados para todas as idades. Um bom exemplo encontramos em Adelante la Fe.

(Nota do Tradutor): Catecismo Maior de São Pio X em português, pdf.

Padre Lucas Prados

Nota: Para completar esta informação, caso sejam conhecidos dados relevantes e precisos que possam ajudar a outros, rogo-lhes que entrem em contato comigo, a fim de torná-los públicos e acessíveis a todos. Isso também pode ser feito através dos comentários se for mais fácil. Deus os abençoe.

Guia essencial para um católico tradicional

5 ideias sobre “Guia essencial para um católico tradicional

  • 18 de outubro de 2016 em 00:32
    Permalink

    Pena que aqui em SC só há uma, e bem longe de mim. É um estado miserável espiritualmente, aqui na diocese de Blumenau os padres dizem na nossa cara, “graças a Deus a missa tridentina acabou e nunca mais vai voltar, o bispo não vai deixar”. Nos tratam como retardados e riem da nossa cara. Felizmente as vezes eu me desloco a outra cidade para participar da missa ucraniana, que também é belíssima, e também Versum Deo. Rezo pedindo a intercessão de Nossa Senhora, para que nos venha um padre santo e corajoso, que celebre a missa tridentina em nossa diocese. Ela nunca deixa desamparado quem a ela recorre.

    Resposta
  • 6 de outubro de 2016 em 17:11
    Permalink

    Gostaria de saber se voces ME INDICASSE onde em S.Jose do Rio Preto acontece missas Tridentinas?
    ASSIM COMO AS CONFISSOES EM CONFESSIONARIOS, QUAIS IGREJAS PRATICAM, ESSA FORMA DE SE CONFESSAR?

    sEM MAIS PARA O MOMENTO !
    AGRADEÇO DE TODO O MEU CORA
    ÇÃO SE PUDEREM ME AJUDAR

    Resposta
    • 6 de outubro de 2016 em 17:52
      Permalink

      Caríssima Sra. Ivete, salve Maria!
      Seja sempre bem-vinda!
      A Missa Tridentina é celebrada em São José do Rio Preto, SP, na Paróquia Maria Mãe de Deus, todos os domingos às 7h30min, quartas-feiras às 19h30min e todos os primeiros sábados do mês às 7h30min.
      Endereço: R. João Carlos Gonçalves – Jardim Yolanda, São José do Rio Preto – SP.
      Telefones: 17 3224 6011 / 17 98138 2350.

      Resposta
  • 3 de fevereiro de 2016 em 18:57
    Permalink

    Lentamente a Missa Tridentina vai se espalhando e os corações prontos ouvem seu chamado, o chamado de Deus.

    Resposta
    • 2 de junho de 2016 em 16:04
      Permalink

      Me causa muita tristeza o fato de sermos obrigados a assistir essas novas missas, eu, particularmente entro e saio da igreja com sensação de desespero. A mudança foi muito negativa.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann